Cada Minuto

http://groups.google.com.br/group/conteune/files

quarta-feira, 31 de março de 2010

Aviso!

Os professores Luiz Geraldo de Introdução a Psicologia e Ilda de IDPP resolveram que não virão dar aula hoje no curso de contabeis 2º periodo, diante disso os mesmos afirmam que a turma está dispensada nesta quarta-feira dia 31/03/2010.

Pai Rico Pai Pobre com preço de custo para os colegas de sala

A professora Betania de contabeis II indicou o livro Pai Rico Pai Pobre para os estudantes de contabeis. Alem de incentivar a leitura, a mesma argumentou que o livro tem um conteudo muito importante para quem pretende um dia ser contador. Diante disso, resolvi , como forma de ajudar meus colegas repassar este livro a preço de custo, se pelo menos 20 pessoas comprarem.

O preço capa (preço de mercado) deste livro hoje é 49,90 - Estudantes de contabeis da II periodo Uneal podem adquirir esta ferramenta de conhecimento por apenas 37,00 com prazo de pagamento para 30 dias. Os interessados favor procurar o Marcio Pedro.

-------------------------------------------------------------------------------


Sinopse:

O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Apagando as velinhas...

Amanhã acontecerá a primeira festa de aniversario na sala de aula para os aniversariantes do curso de contabeis 2º periodo - Uneal. A festa via ter bolo de chocolate, refrigerante e muita alegria.

Lembro tambem que o incentivo é de apenas 2 reais, e quem ainda não ajudou favor ajudar manhã na hora da festa.

Para a proxima aula de Economia...

Pesquisar sobre desemprego em geral e levar para sala de aula para discurssão com o professor.

domingo, 28 de março de 2010

O que é Economia

Definição da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEAUSP)


Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.

A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religioso, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc.

Macroeconomia e microeconomia são as principais divisões da ciência econômica. A microeconomia é o ramo que estuda o comportamento dos agentes econômicos (unidades individuais) em relação ao mercado consumidor, empresas, donos dos recursos de produção. Chamada também por teoria dos preços, um exemplo de seu trabalho é o estudo das alterações do comportamento de empresas e pessoas em casos de oscilações de preços.

A macroeconomia estuda o desempenho global, ou seja, a economia como um todo. Produção de bens e serviços, taxas de inflação, taxas de desemprego, poupança, consumo, investimentos e governo. É a economia das cidades, nações, dos grandes sistemas econômicos. É ela que estuda e propõe soluções, por exemplo, para situações de desemprego em massa, ou grandes crises de um dado mercado.

Além dos resultados da atuação desta ciência em questões diretamente a ela ligadas, como dinheiro ou produção ou mercado financeiro, a economia influencia diretamente e indiretamente outras áreas da sociedade, seja a política, que está a ela intimamente ligado, ou seja a qualidade de vida das pessoas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Está nascendo o Centro Academico de Ciencias Contabeis da Uneal...

Ontem aconteceu a primeira reunião onde se deu inicil ao processo de a abertura e criação de uma novo centro academinco para o curso de contabilidade da Uneal.Rafael, preseidente do DCE Uenal , lembrou na reunião o que houve em tempos passados a esse respeito, explicou a função de termos um CA em nosso curso, como tambem a força politica que o curso de ciencias contabeis irá ganhar dentro da instituição e lembrou ainda o fato de termos uma biblioteca de referencia contabil, alem de projetos de pesquisas do curso fora da universidade.

A participação dos cursos de contabeis com toda força é primoroso e necessario nesse momento de realização. Agradecemos tambem ao 4º periodo que enviou representantes a altura e que tambem, deram opinioes e sugestoes.

O processo estatutario,de edital e eleições seram feitos daqui pra frente

Márcio pedro

CUSTO OU DESPESA?

Jonatan de Sousa Zanluca

De grande importância para a gestão de negócios, a correta diferenciação dos gastos em custos e despesas se faz necessária já que a contabilidade trata ambas de formas distintas. Contabilmente os custos integram diretamente o valor dos estoques, já as despesas são deduzidas do resultado apenas na Demonstração do Resultado do Exercício.

Custo

De acordo com a NPC 2 do IBRACON, “Custo é a soma dos gastos incorridos e necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos necessários para trazer os estoques à sua condição e localização atuais, e compreende todos os gastos incorridos na sua aquisição ou produção, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade, ou realizados de qualquer outra forma.”

Desta forma, custo é o valor gasto com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. Exemplos: matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.

Despesa

Valor gasto com bens e serviços relativos à manutenção da atividade da empresa, bem como aos esforços para a obtenção de receitas através da venda dos produtos. Exemplos: Materiais de escritório, Salários da administração.

Como diferenciar?

Os custos tem a capacidade de serem atribuídos ao produto final, despesas são de caráter geral, de difícil vinculação aos produtos obtidos.

Se ainda restar dúvida proponho a seguinte pergunta para esclarecimento da natureza do gasto:

Se hipoteticamente eu eliminar este gasto a produção ou obtenção de estoques seria diretamente afetada?

Se a resposta for afirmativa trata-se de um custo, pois está vinculado a produção, caso contrário temos uma despesa.

Exemplo de aplicação:

Gasto com propaganda e publicidade é custo ou despesa?

Aplicando a análise acima veremos que ao cortar gastos com publicidade e propaganda não teríamos alteração na produção de estoques, somente uma possível queda nas vendas. Portanto trata-se de uma despesa.

Quadro Comparativo: Custos x Despesas

Custos

Gastos de produção

Vinculados diretamente aos Produtos/Serviços

Gastos com o objeto de exploração da empresa (atividade-afim)


Despesas

Gastos administrativos e de vendas

Não se identificam diretamente à produção

Gastos outras atividades não exploradas pela empresa (atividade meio)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Resultado final - contabilidade basica I

Baixe o resultado do primeiro periodo de contabeis aqui

obs: visualização apenas com o excel 2007

Grade e horários de aulas do segundo período de Ciências Contábeis Uneal

Segunda-feira

1º e 2º aulas: Contabilidade Básica II – Professora Betânia
3º e 4º aulas: fundamentos de economia – Prof. Alex Marcelo

Terça-feira

1º e 2º aulas: estatística –Professor substituto
3º e 4º aulas: IDPP – Professora Ilda

Quarta-feira

1º e 2º aulas: IDPP – Professora Ilda
3º e 4º aulas: Introdução a psicologia – Prof. Luiz Geraldo

Quinta-feira

1º e 2º aulas: Contabilidade básica II – Professora Betânia
3º e 4º aulas: Estatística – professor substituto

Sexta-feira

1º e 2º aulas: Introdução a psicologia – Prof. Luiz Geraldo
3º e 4º aulas: Fundamentos de Economia – Prof. Alex Marcelo

terça-feira, 23 de março de 2010

Aniversariantes do mês de março!

Parabens para:

Ana Paula - dia 15
Vanessa de Farias - dia 26

Oportunidade de emprego!

A empresa araforros (Arapiraca) está selecionando alunos do curso de ciencias contabeis para estagio na empresa (seleção do 2º ao 7º periodo) - 6 horas diarias, salarios de 500,00 (quinhetos reais) de manhã ou a tarde, porem o horario poderá ser flexivel, de acordo com o acerto entre as duas partes.

Telefone de contatos 82- 3522-8305 ou 3522-8304 ou no site www.iel.org.br/estagio

Sobre a grade de disciplina...

Conversei agora a pouco com o Rui,coordenador do curso de contabeis, e o mesmo me falou que não deu tempo de passar aqui para o blog a grade de materias da turma de contabeis II, mas se comprometeu a nos enviar amanhã sem falta.

Festa mensal dos aniversariantes!

só lembrando...

é hoje o dia de todos nós da sala doar 2,00 (dois reais)para a festa dos aniversariantes do mes de março/2010. Como foi combinado todos os meses esta festca acontecerá para os aniversariantes daquele mês.

Os aniversariantes do mes 03/2009 são:

... quem são Cristiane? risos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

A primeira impressão é a que fica?

Gente tivemos agora a pouco a primeira aula (primeira apresentação) da Professora Betania de contabilidade basica II - Residente em Maceió, onde respondemos um questionario sobre a disciplina na sua vida.

Como já aconteceu antes, está do lado direito uma enquete para ser respondida por nós, alunos, sobre a primeira impressão que ela deixou. Vamos votar, só assim criaremos parametros e medidas sociais para os proprios professores tomarem como base o pensamento discente.

Abaixo voce tambem pode comentar!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Aviso Rejane !

OLÁ PESSOAL, BOA TARDE.

DESCULPEM PELA DEMORA, MAS TIVE PROBLEMAS SÉRIOS E FIQUEI SEM CONDIÇÃO DE CONCLUIR.

SEGUE EM ANEXO AS NOTAS DAS PROVAS, AS MÉDIAS E RESULTADOS.

HOJE A NOITE ESTAREI NA SALA DE AULA, QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM E LEMBREM QUE HOJE É A PROVA FINAL.

SAUDAÇÕES.

PROFA. REJANE VIANA

..meu caro Márcio, por favor, leia esta mensagem para a turrma, ok?? Abraços , e, tudo de bom.,...

...meus caros alunos..

Fazendo uma comparação entre os trabalhos de vocês, e, percebendo que nem todos participaram da elaboração dos mesmos, me coloquei diante de duas alternativas:

a) Ou fazia uma prova e ai eu reprovaria muita gente, ou

b) Relevaria o fato acima e consideraria a nota do trabalho e repetiria a nota para quem não tirou a primeira nota.

Assim, entre as duas resolvi pela segunda opção.

Bem, no mais abraço a todos...

Edson Bezerra.


Parenteses: Meu caro prof. Edson, o pessoal está me pergundanto o que essa mensagem significa? Todos passaram na sua disciplina?

Márcio Pedro

terça-feira, 16 de março de 2010

Aguardando as notas e resultado final...

Galera, o Professor Edson ainda não enviou as notas como ele tinha prometido. Estou aguardando. logo que ele me enviar disponibilizarei para o blog.


Tambem a professora Rejane Viana ainda não deu noticias sobre nosso resultado final que ficou para hoje. vamos aguardar até a noite.