Cada Minuto

http://groups.google.com.br/group/conteune/files

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Material para a proxima aula Contabeis II

SEGUE MATERIAL PARA A AULA DE DRE DE QUINTA-FEIRA.


Profa. Betânea Canuto


Baixe aqui!

sábado, 26 de junho de 2010

Jairo dará entrevista na segunda-feira

Comunicamos que o Reitor eleito da UNEAL, Professor Jairo José Campos da Costa, foi convidado para dar entrevista ao BOM DIA ALAGOAS, TV Gazeta, na próxima segunda-feira, 28 de junho. A programação do jornal tem início às 6h30min.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Confirmado!

Está confirmado para hoje 22/06/2010 as aulas do prof. Luiz Geraldo ficando assim:

1º e 2º aulas - psicologia - Luiz Geraldo
3º e 4º aulas - Economia - Alex Marcelo

E na quarta- feira pular fogueira, comer pamonha, cajica e milho verde com a familia e/ou amigos!

Aviso importante: Não solte balões!

Fique atento!

Estou tentando entrar en contato com o prof. Luiz Geraldo sobre o adiantamento de sua aula na quarta-feira para hoje terça-feira, porem não estou conseguindo.logo que ele me retornar eu aviso aqui no blog. Lembrando que hoje já temos 2 aulas de economia com o Professor Alex Marcelo.

Márcio Pedro

Prestação de contas - Tatiana -Tesoureira da turma

Abaixo a prestação de contas de todo dinheiro arrecadado das tres festas de aniversarios que aconteceram na sala de aula.


março/2010

bolo - 40,00
fefrigerante - 13,76
copo - 1,99
guardanapo - 1,18

total gasto: 56,93
total arrecadado:58.00
restante:1,07

abril/2010

bolo - 20,00
refrigerante - 14,76
copos descartaveis - 6,89
salgados - 17,50
coxinhas - 8,75

total gasto - 67,90
total arrecadado - 68,00
restante - 0,10

maio/2010

bolo - 30,00
refrigerante - 14,76
descartaveis - 8,38
salgados - 17,38

total gasto: 70,52
total arrecadado: 70,00
restante: -0,52

se alguem deseja comentar a prestação de contas.Fiquem a vontade!

No mais, até logo...

terça-feira, 15 de junho de 2010

domingo, 13 de junho de 2010

Nova enquete

Diante das novas eleiçoes que estarão para acontecer em outubro deste ano o Conteune quer saber quem dos candidados a governo do estado está na frente na sala de Contabeis II Uneal. Não deixe de votar!!

Resultado de mais uma enquete!

Na ultima enquete realizada aqui no Conteune foi perguntado qual a melhor aula do 2º período de Contábeis? Foi finalizada a enquete e o resultado foi o seguinte:
o Professor Luiz Geraldo coma matéria Psicologia ficou em primeiro lugar com 51% dos votos (16 votos) seguido pela professora Betânia de Contábeis II com 35% dos votos (11 votos) em 3º lugar a Professora Ilda de IDPP com 6% (dois votos) seguidos do professor Rui de estatística e Alex Marcelo de Economia, ambos com 1 voto !

Jairo Campos e Clébio Correia são eleitos reitor e vice- reitor da Uneal

A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) já conhece seus novos reitor e vice-reitor. Com 57,93% dos votos, os professores Jairo Campos e Clébio Correia celebram o a vitória nas urnas.

As candidatas Laudirege Fernandes Lima e Rosângela Nunes ficaram com 42,03%. Mais de dois mil estudantes, professores e técnicos-administrativos compareceram ao pleito.

A homologação do resultado final ocorre dia 17 de junho, em sessão extraordinária do CONSU. A apuração das urnas será enviada ao Diário Oficial do Estado no dia 18.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Chapa 1 vence pleito para reitoria da Uneal

Segundo alguns professores que ainda comemoravam na uneal agora as 6:00 horas, obtive a noticia que a Chapa 1 com Jario (reitor) e Clebio (vice-reitor)venceram a disputa com uma difereça de aproximadamente 15%.

Logo mais publicarei aqui o resultado oficial.

terça-feira, 8 de junho de 2010

O PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Foi-se o tempo do "guarda-livros". As funções meramente burocráticas estão cedendo espaço para profissionais mais arrojados, que desejam aproximar informações e utilidade gerencial.

Sabe-se que cursar quatro anos do ensino superior e registrar-se no CRC é apenas o início da caminhada do Contador. O mercado procura um perfil dinâmico, um profissional que se atualize constantemente e seja um auto-didata.

A globalização e a necessidade de inovações constantes levam os empregadores a contratar pessoas pró-ativas, com senso de responsabilidade e capacidade de se manterem atualizadas diante do caos legislativo que se verifica no Brasil.

A avalanche de informações que o governo exige das empresas é um indicativo que não basta apromoramento técnico, sendo necessário o contabilista compreender e comunicar-se dentro e fora da organização, visando adaptar tais exigências. Mensalmente, os governos federal, estaduais e municipais despejam nos diários oficiais dezenas de decretos, regulamentos, atos administrativos, instruções normativas, etc.

Diante de tal sobrecarga, o contabilista necessita focar situações estratégicas, estar preparado para ser um gerente de informações. Cada vez mais é comum as empresas consultarem os profissionais contábeis sobre composição de seus custos, para formação seu preço de venda, análise de ponto de equilíbrio, alavancagem, análises do balanço e outras situações gerenciais. Mas, preocupado em atender as inúmeras exigências principais e acessórias dos fiscos, o contador às vezes não dispõe de tempo para situações que demandam análises estratégicas, o que o tornaria, de fato, um gestor de informações.

Muitas faculdades de Ciências Contábeis ainda não despertaram para o fato de que existe uma necessidade imediata em formar contadores com pensamento de gestores e não somente operacionais, relegando a concentração de idéias a segundo plano.

Os contabilistas têm tudo para serem extremamente importantes nas organizações, pois, além de suas funções tributárias (o que, por si só, já o remetem a administrar quase 40% do faturamento de uma empresa), poderão trazer para a organização um leque de análises, informações e idéias que podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso empresarial. Num mundo competitivo e global, quem errar em custos e formação de preços, fluxo de caixa e gestão de crédito, está fadado ao fracasso.

O contador gerencial é definido pelo IFAC - International Federation of Accouting (Federação Internacional de Contabilidade) como um profissional que: "...identifica, mede, acumula, analisa, prepara, interpreta e relata informações (tanto financeiras quanto operacionais) para uso da administração de uma empresa, nas funções de planejamento, avaliação e controle de suas atividades e para assegurar o uso apropriado e a responsabilidade abrangente de seus recursos".

Tão importante saber como se comportou a empresa no passado, com base nas informações da contabilidade financeira, também interessa ao empresário saber o que fazer no futuro, traçar estratégicas para situações de dificuldades a serem enfrentadas, fazer um planejamento das atividades, elaborar seu fluxo de caixa, executar um orçamento de vendas, enfim, utilizar-se da contabilidade como ferramenta de gestão empresarial. O profissional contábil que for bem mais além que registrar os atos e fatos administrativos certamente poderá atender essa demanda, tornando-se um contador gerencial.

Além de conhecimento legislativo (normas tributárias, como o Regulamento do Imposto de Renda, e normas societárias, como a Lei 6.404/76), o contabilista precisa estar atualizado com recursos tecnológicos da computação, e conhecer as normas contábeis, tanto nacionais como internacionais. Estas últimas já serão obrigatórias para os balanços de 2.010, e o início da adaptação aos balanços para empresas brasileiras já começou com a Lei 11.638/2007. Novas normas seguirão, exigindo do profissional um perfil cada vez mais autodidata para acompanhar a evolução da Ciência Contábil.

Entre as análises das demonstrações contábeis oriundas da contabilidade financeira fazem parte do pacote da contabilidade gerencial: análises de desempenho, análises horizontais e verticais, análises através de índices (liquidez, endividamento e rentabilidade) e análise de custo/volume//lucro.

O profissional contábil, ainda que seja difícil, pode delegar mais atribuições rotineiras a assistentes enquanto que ele poderia certamente contribuir ativamente com seus conhecimentos contábeis e gerenciais com os novos rumos da organização. É a diferença para que possa projetar-se como um profissional útil e bem remunerado, reconhecido na organização que atua.

Fonte:Equipe Portal de Contabilidade

domingo, 6 de junho de 2010

Atenção colegas de sala...

Bom Dia,

Segue o GABARITO dos 02 últimos Balanços deixados em sala de aula.

IMPORTANTE: Em decorrência de ter sido CONVOCADA para uma Banca de Avaliação de TCC na UNEAL, iremos DESMARCAR A 1ª AVALIAÇÃO DE CONTABILIDADE BÁSICA II.

Dessa forma, em decorrência do 2º Turno da Eleição da UNEAL dia 10.06, REMARCAREMOS A 1ª AVALIAÇÃO PARA O DIA 14.06.2010.

Profa. Betânea Canuto

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Aviso!

Colegas , na proxima sexta-feira iremos ter aula de estatistica com o professor Rui no lugar das aula de Psicologia. O mesmo tambem está tentando entrar em contato com o Professor Alex Mrcelo para que tambem consiga o espaço de Economia. Dessa forma é provavel que tenhamos 4 aulas de estatistica na sexta-feira 04/06/2010. Mas tarde eu publico a confirmação aqui no blog.

Por enquanto teremos 2 aula de estatistica e 2 de economia.
Obrigado!

Repassem essa informação para os seus colegas mais proximos!